Pará garante inclusão de 11 novos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro
- Dilce Maria Barros
- há 4 dias
- 2 min de leitura

A Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) garantiu a entrada de mais 11 municípios paraenses no Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento estratégico do Ministério do Turismo que orienta a aplicação de políticas públicas e investimentos no setor. Com as novas adesões, o Pará passa a contar com 69 municípios integrados ao programa federal. Entre os municípios que renovaram sua permanência no Mapa estão Vitória do Xingu (Região Turística do Xingu), Belterra (Baixo Tapajós), e Novo Repartimento (Lago de Tucuruí), associados a AMUT, entre outros.
O avanço representa uma conquista significativa no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo e demonstra o fortalecimento da gestão pública local voltada ao desenvolvimento turístico.
O Mapa do Turismo Brasileiro é atualizado com base em critérios estabelecidos pela Portaria MTur nº 41, de 24 de novembro de 2021.
Para fazer parte, os municípios devem comprovar a existência de um órgão municipal responsável pela pasta, dispor de orçamento destinado ao turismo, contar com prestadores de serviços cadastrados no Cadastur, ter o Conselho de Turismo ativo, entre outras exigências.
O registro, feito por meio do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA), tem validade anual e pode ser renovado a qualquer momento.
“Nosso papel é orientar e facilitar o processo de adesão, com assistência e suporte do corpo técnico da secretaria por meio do Programa Estadual de Apoio à Gestão Municipal, além de promover ações de mobilização e capacitação nos Seminários de Regionalização do Turismo. Os municípios recém incluídos ou reconduzidos ao Mapa do Turismo apresentam uma diversidade de atrativos que reforçam o potencial turístico do Pará”, explica o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.
Destinos e atrativos
Belterra, no oeste do estado, encanta com praias fluviais como Pindobal, Aramanaí e Cajutuba, e guarda o legado histórico da Fordlândia, com construções como a Vila Operária e a Casa Um. Parte do município integra a Floresta Nacional do Tapajós, referência em ecoturismo e etnoturismo.
Em Novo Repartimento a Praça Antônio Martins; a Praça da Bíblia; a Praça Manoelito; o Parque de Exposições de Novo Repartimento; e o Trevo de Novo Repartimento são algumas das opções de lazer da região. A Feira de Exposição Agropecuária (Fexpoanr), movimenta a economia da cidade, com a realização de rodeios, shows de artistas locais e nacionais, concurso de beleza, leilões e premiações em dinheiro aos participantes do evento.
Vitória do Xingu vem se consolidando com atrativos como a trilha aquática no rio Xingu e a visitação à Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O turismo rural também se fortalece com fazendas de cacau e chocolates premiados.
Serviço:
Para mais informações sobre o processo de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, os interessados podem entrar em contato com a Setur pelo e-mail: prtpara@setur.pa.gov.br.
FONTE: Agência Pará
Por Israel Pegado (SETUR)
Comments